escotismo

Baden Powell tinha desde a infância grande apego pela aventura e pela natureza. Como militar de carreira, conheceu grande parte do mundo, aprendendo muito como várias tribos e povos.
Suas experiências em treinar jovens foram muito boas. A maneira como os jovens desempenharam suas tarefas, seus exemplos de educação, lealdade, coragem e responsabilidade causaram grande impressão em B.P. e isso teve grande influência na criaçao do escotismo.
Durante uma viagem pela Inglaterra, Baden Powell viu alguns meninos usando em suas brincadeiras um livro que ele havia escrito para exploradores do exército, que continha ensinamentos sobre como acampar e sobreviver em regiões selvagens. Conversando com seus amigos, ele entusiasmou-se e resolveu realizar em 1907 na ilha de Brownsea um acampamento com vinte rapazes de 12 a 16 anos, onde ensinou uma porção de coisas importantes: primeiros socorros, observação, técnicas de seguuança para a vida na cidade e na floresta, etc.
Devido aos bons resultados desse acampamento, B.P. começou a escrever o livro Escotismo para Rapazes, que inicialmente foi publicado em fascículos e vendidos nas bancas de jornais.
Os jovens ingleses se entusiasmam tanto com o livro que B.P., em 1908, resolve organizar e fundar o Movimento Escoteiro.
Rapidamente o escotismo se espalha por vários países do mundo. Dois anos depois já haviam 123.000 escoteiros espalhados nas naçoões que faziam parte do Império Britânico. Em 1912 a Coroa Inglesa reconheceu a utilidade dessa organização, que prestou relevantes serviços ao país durante as duas guerras mundiais, colaborando nos esforços de mobilização e assistencia. No Brasil o escotismo foi fundado em 1910 na cidade do Rio de Janeiro.
Em 1920, no primeiro acampamento internacional que os escoteiros chamam de Jamboree, realizado na Inglaterra, os vinte mil jovens presentes, representando 32 países, aclamaram Baden Powell, Chefe Escoteiro Mundial.
Atualmente existem mais de 30 milhões de escoteiros em todo o mundo.