principios

Desenvolvimento Físico:
Proporcionar o desenvolvimento físico do jovem por meio de jogos ao ar livre, exercícios, excursões e acampamentos.

Desenvolvimento Moral:
A finalidade é o caráter com um propósito. E o propósito é que essa geração seja sadia no futuro, para desenvolver a mais alta forma de compreensão e dever para com Deus, Pátria e próximo.

Desenvolvimento Intelectual:
Dá-se uma preparação adequada pelo conhecimento adquirido em cada uma das etapas como cozinha, campismo, nós, natação e salvamento, primeiros socorros, regras de segurança, orientação, transmissão de sinais, estudo da natureza, etc. e também pelas insígnias de Especialidades, que desenvolvem a vocação de cada um dos jovens.

Sistema Educativo:
é composto de programas especiais, destinados a reunir as necessidades físicas e psicológicas dos jovens em suas diferentes faixas etárias dos 07 a 21 anos.

Arte Mateira e Campismo:
A saúde, o autodomínio, a coragem, o sentimento de amizade e uma profunda apreciação pela natureza são desenvolvidos pela vida ao ar livre e o estudo da natureza. O campismo é a chave de todo o sistema pedagógico escoteiro.

Lei do Escoteiro:
Todos os trabalhos serão de positiva importância pois serão respaldados pelo cumprimento da Lei Escoteira, que estimula o jovem a ser um cidadão honrado, leal, útil, amigo, cortês, bondoso, obediente, alegre, econômico e limpo.

Trabalho em Equipe:
A partir do momento que o jovem ingressa no movimento escoteiro, ele integra uma equipe ou patrulha, quando então, desenvolverá hábitos e qualidades de disciplina, tão importantes para o sucesso dos trabalhos. Ele sempre terá uma função. é no trabalho de equipe que o jovem se desenvolve individualmente, com responsabilidade, adquirindo autoconfiança.

O Método:
O sucesso do escotismo está baseado no seu método, que vai ao encontro aos anseios normais dos jovens, proporcionando maneiras atraentes de realizar suas tarefas, orientando-os ao mesmo tempo, para finalidades socialmente úteis por meio de jogos e costumes, tradições, trabalhos manuais, explorações, excursões e acampamentos, entre outros.

O Uniforme:
Como organização, o Movimento Escoteiro não é militar em sua formação, espírito ou pensamento. O uniforme, a patrulha e a tropa servem para a conservação da unidade, da harmonia e do ritmo do espírito que os jovens buscam no escotismo.

Espírito Internacional:
O escotismo tem-se preocupado de incluir e destacar em seu programa aquilo que os jovens das diferentes nações do mundo tem em comum: a igualdade dos ideais, pondo em prática meios adequados ao seu alcance sem se preocupar com raças, crenças e castas. Da sua influência no desenvolvimento da "boa vontade" sobre os homens.

Trabalho Voluntário:
As atividades escoteiras não interrompem de modo algum as habituais horas de trabalho nos escritórios, oficinas, escolas, desenvolvendo-se nas horas livres. O ingresso, bem como a permanência no Movimento Escoteiro são inteiramente voluntários.

Organização:
A organização, orientação e fiscalização do escotismo no Brasil é responsabilidade da União dos Escoteiros do Brasil (UEB).